Duelo de Filmes: Batman vs. Superman!

Postado por Sr. B em 23 de março de 2016

Duelo_00

Está lançado o desafio! No próximo fim de semana estreia um dos filmes mais aguardados do ano: “Batman vs. Superman”. O resultado desta briga só poderá ser conferido nas telonas, mas que tal ver num duelo, filme-a-filme, de todas as versões cinematográficas já feitas? Qual dos dois se sairia melhor: o morcegão de Gotham City ou o homem de aço de Metrópolis?

 

1º Round
Batman (1989) vs. Superman (1978)

duelo_01

Separados por 11 anos, é até difícil comparar estes dois filmes. O Superman dirigido por Richard Donner foi o verdadeiro pioneiro dos filmes de super-heróis, sendo dirigido com maestria e tendo excelente elenco (destaque para o cômico porém perigoso Lex Luthor do Gene Hackman). O falecido Christopher Reeve parecia ter nascido para o papel do protagonista. Já o Batman do Tim Burton apresenta uma Gothan City sombria e decadente, como deveria ser, porém mesmo com bons atores e um Jack Nicholson absolutamente fenomenal interpretando o Coringa, o protagonista Michael Keaton deixou um pouco a desejar.

Veredito: vitória apertada do Superman

 

2º Round
Batman Returns (1992) vs. Superman II (1980)

duelo_02

Tim Burton conseguiu manter a mesma atmosfera inovadora na sequência do seu Batman e ainda angariou as presenças valiosas do Danny DeVito e da Michelle Pfeiffer como Pinguim e Mulher-Gato. E o filme é muito bom. O problema é que Superman II talvez seja o melhor filme de super-heróis já feito até hoje. Mesmo com todas as restrições técnicas da época, o filme explora o personagem principal sob um ângulo ao mesmo tempo cativante e preocupante, sem perder a capacidade de surpreender e motivar o espectador a se emocionar.

Veredito: vitória do Superman de lavada

 

3º Round
Batman Forever (1995) vs. Superman III (1983)

duelo_03

Foi aqui que começou o declínio dos filmes do Superman. A inclusão do lendário comediante Richard Prior foi algo, no mínimo, estranho, mas a saída do diretor Richard Donner com certeza contribuiu para que o filme não mantivesse o mesmo nível dos anteriores. No caso do Batman ocorreu o mesmo, com Tim Burton abandonando o projeto e sendo substituído por Joel Schumacher. O grande destaque ficou novamente para a seleção de ótimos vilões, com Jim Carrey como o Charada e Tommy Lee Jones como o Duas-Caras. Mas difícil mesmo foi ver Val Kilmer como protagonista.

Veredito: vitória do Batman, mas apenas pelos vilões

 

4º Round
Batman & Robin (1997) vs. Superman IV (1987)

duelo_04

Essa foi difícil. Enquanto de um lado tivemos as armaduras do Batman e Robin com mamilos, do outro lado do ringue tivemos o Superman com efeitos especiais risíveis e uma trama tanto óbvia quando desinteressante. Páreo duro.

Veredito: novamente vitória do Batman pela participação dos vilões

 

5º Round
Batman Begins (2005) vs. Superman Returns (2006)

duelo_05

Agora a luta começa a ficar interessante. A franquia renovada do Batman é assumida sob a ótima direção do Christopher Nolan, que não pensa duas vezes antes de permitir que o Batman do Christian Bale fosse ainda mais sombrio e castigado. No outro lado, o diretor Bryan Singer assumiu para si a responsabilidade de revitalizar a franquia do Superman após 19 anos sem filmes, criando uma boa homenagem aos filmes originais dirigidos pelo Richard Donner. O problema é que talvez sua homenagem tenha sido tão boa, que pecou em originalidade.

Veredito: Batman, pela inovação e renovação

 

6º Round
The Dark Knight (2008) + The Dark Knight Rises (2012) vs. Man of Steel (2013)

duelo_06

Alguns dirão que foi covardia colocar dois filmes contra apenas um. É verdade, mas a excelente produção do Man of Steel serviu para lançar uma nova franquia de filmes da DC Comics, que tendo sua sequência no “Batman vs. Superman: Dawn of Justice”. O filme está cheio de méritos, seja na boa escolha do inglês Henry Cavill para interpretar o homem de aço, na forma como mostraram a queda de Krypton, no bom uso de tecnologia e efeitos especiais. É um bom filme, no geral. A verdadeira covardia nesta comparação se resume a: HEATH LEDGER. A atuação que rendeu um Oscar post-mortem ao ator australiano foi não apenas surpreendente, mas também avassaladora. É o filme que vale a pena ser assistido apenas pelo coadjuvante.

Veredito: Batman (Heath Ledger)

 

Veredito FINAL

Batman 4 x 2 Superman. Parece que o morcegão levou a melhor, no balanço geral. Mas será que no duelo entre os dois na tela ele é que conseguirá se sair bem?

 

3481996-5051202103-picci

E você? A quanto acha que termina esse placar?! Comente aqui embaixo! 😀